Seu IP é:54.211.135.32
Manchas na pele: saiba quais são as mais comuns e como evitá-las

Manchas na pele: saiba quais são as mais comuns e como evitá-las

Ter manchas na pele é um problema comum, mas quase nunca desejado pelas pessoas que as têm. Quando essas manchas são expostas, o transtorno fica ainda maior, já que causa certo constrangimento e pode abalar até mesmo o estado emocional de uma pessoa.

Sabendo disso, é importante conhecer os principais tipos de manchas que podem surgir e saber como é possível evitá-las. Para ajudá-la nesse assunto, nós preparamos um post completo e cheio de dicas. Quer saber mais? Então, é só continuar lendo!

Manchas de sol

A mancha escura causada pelo sol é o tipo mais comum de pigmentação, já que todos nós estamos expostos ao sol de uma forma ou de outra. Podemos perceber o surgimento nos braços, nas mãos e no rosto.

Essa coloração surge como uma reação que a pele tem ao tentar se proteger dos raios nocivos, agrupando mais melanina em pontos sensíveis e formando uma barreira de proteção.

Elas são mais frequentes em pessoas que têm pele mais clara, mas também podem aparecer em pessoas morenas que tomam sol demais e não usam nenhum tipo de proteção contra os raios UV. Sua manifestação costuma acontecer após os 40 anos, mas isso não é uma regra.

Como prevenir e tratar?

A melhor prevenção para esse tipo de mancha é escolher os horários de exposição ao sol — antes das 09h e após as 16h — e investir em um protetor solar indicado para seu tipo de pele. Também é possível usar chapéu, guarda-sol e outros itens que barram os raios solares.

Para tratar, é possível apostar na esfoliação quando a mancha ainda é superficial. Quem tem pintinhas mais profundas pode procurar por cremes tópicos, peeling e tratamento com laser ou luz pulsada.

Melasmas

O melasma também é uma mancha comum, principalmente entre mulheres grávidas e aquelas que estão passando pelo período da menopausa. Ele surge com mais frequência na pele do rosto e está altamente ligado a alterações hormonais no corpo, principalmente para quem tem a síndrome dos ovários policísticos.

O melasma tende a se manifestar quando a pele é exposta ao sol e é mais comum em mulheres de pele clara.

Como prevenir e tratar?

Como o melasma depende de uma condição hormonal, é difícil fazer sua prevenção. Mesmo assim, é recomendado que se use proteção solar.

Por se tratar de uma mancha muito forte e muito enraizada na pele, não é possível usar métodos simples e caseiros para o seu tratamento. O ideal é procurar por clínicas que usam laser e luz pulsada para remover manchas difíceis.

Manchas vermelhas

Manchas vermelhas na pele podem ser causadas por uma série de fatores, que vão desde uma simples alergia até uma doença mais preocupante.

Em geral, a pele costuma ficar avermelhada quando entra em contato com algum agente que é capaz de irritá-la, como sabonetes, produtos químicos, suor, alimentos e assim por diante. Também é possível que as manchas na pele sejam causadas pela proliferação de bactérias e fungos ou pela presença de oleosidade e acne.

Como prevenir e tratar?

Para saber como prevenir e tratar uma mancha avermelhada, é preciso entender o que a causa. Para isso, sugerimos que você procure seu dermatologista e faça os exames adequados, capazes de indicar seu problema e o tratamento.

Ele, geralmente, é feito à base de cremes e sabonetes que ajudam a acalmar a pele, mas, dependendo da gravidade da situação, pode ser necessário tomar anti-inflamatórios.

Também é possível prevenir esse tipo de mancha fazendo a limpeza adequada da pele, removendo a maquiagem e usando produtos capazes de eliminar as sujeiras profundas.

Fitofotodermatoses

Apesar do nome complicado, você já deve ter sido uma vítima da fitofotodermatose, pelo menos, uma vez na vida. Esse tipo de mancha surge na pele quando a sujamos com alguma substância e, logo em seguida, ficamos expostos ao sol.

O exemplo mais famoso é o limão, mas isso também pode acontecer com outras frutas cítricas, produtos de limpeza, perfumes, plantas e medicamentos.

Esse problema aparece após 24 horas da exposição ao sol e trata-se de uma queimadura, que pode, até mesmo, gerar bolhas.

Como prevenir e tratar?

A melhor prevenção é evitar manusear esses produtos quando se expor ao sol, já que, mesmo lavando as mãos, é possível que as manchas apareçam.

O tratamento vai depender da gravidade da queimadura, por isso, é importante buscar um acompanhamento médico. A mancha tende a desaparecer com o tempo, mas, nos casos em que ela persiste, é possível usar cremes tópicos ou buscar tratamentos com laser.

Manchas de câncer de pele

O câncer de pele se manifesta em forma de manchas e, mais raramente, em forma de verrugas. Muitas pessoas confundem esse tipo de mancha com sinais considerados normais e não atentam à gravidade do problema, que pode colocar a vida em risco.

O câncer de pele varia muito de aparência, já que existem diversos tipos de tumores. Em geral, é preciso atentar a:

  • manchas assimétricas;
  • bordas irregulares;
  • algumas cores misturadas em uma mesma mancha;
  • crescimento progressivo;
  • sangramento, dor, coceira.

Como prevenir e tratar?

A boa notícia é que é possível prevenir esse problema se expondo menos ao sol nos horários em que os raios UV são mais nocivos e usando o protetor solar de maneira adequada. O tratamento deve ser indicado pelo médico.

Manchas de micose

A micose é uma mancha que pode ter aspecto branco ou marrom e manifesta-se na pele por meio de um fungo. Esse problema pode ser bem persistente e é contagioso. As manchas na pele costumam se manifestar quando a pessoa está com o sistema imunológico enfraquecido, gerando a oportunidade de o fungo se proliferar.

Como prevenir e tratar?

Para se prevenir, é importante não compartilhar pertences pessoais com pessoas que têm esses problemas, além de ficar atento em praias e piscinas. O tratamento só pode ser feito com base em medicamentos antifúngicos, que devem ser receitados por um médico.

Como você pôde conferir neste post, existe uma série de manchas na pele e cada uma delas necessita de um tratamento específico. Quando perceber que uma delas surgiu em seu corpo, procure um especialista e faça uma avaliação. Só assim, será possível procurar por um tratamento eficaz, adequado e seguro!

E você, sabia que a depilação tradicional também pode causar manchas na sua pele? Veja só como clarear esse tipo de marca!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Fechar Menu