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Mitos e verdades sobre a alimentação no verão

Mitos e verdades sobre a alimentação no verão

Alimentação no verão

Prepare-se para ver muitas dicas sobre os cuidados de verão no nosso blog, afinal, cuidar da saúde é cuidar inconscientemente – ou conscientemente – da sua pele também. E não dá para falar de saúde e pele sem falar da alimentação no verão, quesito básico para manter o corpo inteiro cheio de vitalidade e com um visual lindo. Acontece que, no verão, algumas pessoas acabam extrapolando nas crendices em relação aos alimentos/ações que podem garantir um melhor bronzeado e até mais disposição.

Veja nesse post, 4 verdades sobre a alimentação no verão e um mito muito comum dentre as ações com pouco ou nenhum conhecimento sobre tomar sol.

Como ter uma alimentação no verão boa para a pele

Aposte em verduras, legumes e folhas diversas. Alimentos naturais são ricos em vitaminas que nutrem o corpo preparando-o para as temperaturas mais altas, influenciando diretamente em uma pele mais hidratada e resistente.

Dica bônus: Básica entre as ações relacionadas à alimentação que você pode adotar no verão é consumir muita água. Pois este é o período onde perdemos mais líquido e, além disso, a água ajuda a espantar a moleza que o calor proporciona.

Vamos aos mitos e verdades:

Cenoura favorece o bronzeamento – VERDADE

Isso, por que a cenoura é rica em betacaroteno. Esse nutriente se transforma em vitamina A no organismo, a grande responsável pela coloração da pele, ou seja, a produção de melanina. Dessa forma, o bronzeado fica muito mais bonito, com tom dourado, além de saudável e mais fácil de adquirir.

Outros alimentos ricos em betacaroteno são: laranja, abóbora, mamão e beterraba.

Tomate é um protetor de raios solares – VERDADE

O tomate é rico em licopeno, um antioxidante maravilhoso para a pele. Em suma, os alimentos de coloração vermelha contêm licopeno, que age prevenindo a pele do envelhecimento causado pela exposição solar. Mas cuidado! Consumir tomate não exclui a necessidade de utiliza protetor solar diariamente.

Água de coco substitui a água mineral – VERDADE

A água de coco é um isotônico natural que repões os eletrólitos perdidos com a transpiração ao longo do dia. Ela é rica em vitamina A, cobre, zinco, ferro, fósforo e potássio. Excelente para hidratar não só a pele, mas os cabelos também. No entanto, a água de coco é calórica, se você faz alguma dieta, é bom intercalar as bebidas.

Feijão previne herpes labial – VERDADE

Não só o feijão, mas as leguminosas em geral como lentilha, ervilha e grão de bico, são ricas em lisina. Esse aminoácido fortalece o sistema imunológico impedindo que lesões como a herpes surjam na pele. Mas, mesmo consumindo estes alimentos, você deve se proteger dos raios ultravioletas e utilizar protetor solar labial.

Tomar sol produz vitamina D – MITO

A vitamina D encontrada em alimentos como ovos, leite, atum e salmão não é suficiente para evitar que problemas de saúde como a osteoporose apareçam. Por isso, o sol é fundamental, já que a exposição solar gera vitamina D ao organismo, absorvida através da pele.

Porém, é um mito dizer que absorvemos vitamina D tomando sol na praia e coberto de protetor solar, por exemplo. A exposição deve ser feita sem protetor solar e com muita cautela por cerca de apenas 15 minutos diariamente. É necessário evitar os horários em que os riscos de raios solares são altos, por isso, se puder, prefira às 10 horas da manhã.

Sempre procure colher informações seguras sobre o que você lê ou escuta por aí sobre a alimentação no verão. Aqui, a gente cuida bem <3

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