Fototerapia

Fototerapia

Buscar ajuda profissional quando a pele está precisando de tratamentos específicos, seja com fins estéticos ou para curar algum problema, é algo muito importante. Diante desse cenário, as tecnologias disponibilizadas para tratar e renovar a pele é constantemente atualizada, para que os procedimentos possam trazer resultados efetivos e satisfatórios. Uma dessas tecnologia é a Fototerapia, aplicada para combater doenças dermatologias, como a psoríase, o vitiligo e o câncer de pele, por exemplo. Esteticamente falando, a Fototerapia estimula a produção de colágeno e elastina, para tornar a pele mais macia e mais jovem.

O segredo para a prevenção de problemas na pele e também para mantê-la sempre com um aspecto mais jovial, basta apenas fazer o uso diário do protetor solar. Entretanto, quando só o uso desse produto já não resolve mais, o segredo é procurar o auxílio de técnicas para promover verdadeiros milagres para recuperar a pele. Para isso, a Fototerapia se apresenta como uma poderosa aliada no tratamento de doenças na pele, além de promover seu rejuvenescimento, quando se pensa no lado estético. Por conta desses fatores, muita gente está aderindo aos procedimentos de Fototerapia.

As ações do tempo na pele são inevitáveis para qualquer pessoa. Porém, é possível melhorar a aparência da pele e manter as características jovens por mais tempo. E, para isso, a Fototerapia traz resultados expressivos em diversos tipos de pele. Porém, é importante conhecer bem sobre esse procedimento, compreendendo se a Fototerapia atende bem as necessidades de cada pessoa. Como em qualquer tratamento estético, é essencial passar por uma avaliação antes de se submeter à Fototerapia, principalmente aquelas pessoas que tem a pele morena ou negra, por se tratarem de peles mais sensíveis. Para isso, é válido entender que a técnica de Fototerapia trabalha com a ação da Luz Intensa Pulsada (LIP), proporcionando uma pele mais jovem e reduzindo alguns anos da aparência.

Mas o que é, de fato, a Fototerapia?

Basicamente, a Fototerapia é um procedimento que, com a ajuda de um aparelho que emite raios ultravioleta, utiliza de luzes especiais como forma de tratamento na pele, de problemas como o vitiligo e a psoríase, mas também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, mas, principalmente, para promover o rejuvenescimento. Este tratamento é feito com equipamentos específicos para cada área do corpo, como câmaras de luz, laser ou LED. Essencialmente, este é um tratamento que também melhora, unifica e ilumina o aspecto natural da pele.

Para se obter resultados efetivos e com mínimos danos ao paciente, a Fototerapia precisa ser conduzida de forma altamente criteriosa. Esse tratamento tem ação anti-inflamatória e imunossupressora, além de ser benéfica para diminuir a superprodução de células em locais específicos da pele. Durante a Fototerapia, o paciente precisa permanecer com a área a ser tratada em exposição à luz, protegendo os olhos com um “tapa olho”, que precisa ser mantido durante toda sessão. A intensidade das irradiações que são emitidas pelo aparelho de Fototerapia, bem como o tempo que o paciente ficará exposto a essas radiações pode variar dependendo de cada tipo de pele, e são definidos pelo profissional responsável pelo tratamento.

Quais são os benefícios da Fototerapia?

A Fototerapia é um procedimento que vem se destacando cada vez mais, e diversos estudos já mostraram que há uma grande melhora no tecido do paciente, o que favorece a cicatrização de feridas. Os benefícios da aplicação de luzes para tratar problemas na pele já são vistos a muito tempo na saúde, por apresentarem grandes resultados por conta de seu grande contato com o tecido biológico, onde consegue atuar em todas as fases de cicatrização da pele. Diante desse cenário, a Fototerapia pode ser utilizada em casos como:

  • Feridas abertas
  • Queimaduras
  • Tratamentos estéticos (faciais e corporais)
  • Pós-radioterapia em caso de câncer, após 5 anos

Ao contrário de outros procedimentos estéticos que costumam ter um custo mais elevado, a Fototerapia se destaca por ser um tratamento com um excelente custo-benefício, tornando-o acessível até mesmo para os pacientes que necessitarem de uma melhor exposição à luz para resolver seus problemas na pele. É válido destacar que a Fototerapia não traz benefícios apenas para a pele, mas também para o corpo todo. As pessoas que fazem esse tratamento se sentem mais revigorados, uma vez que os benefícios causados em sua pele nada mais são do que as respostas positivas do que está acontecendo em seu interior.

Como acontece o tratamento de Fototerapia?

A sessão de Fototerapia dura entre 20 e 30 minutos, dependendo do tamanho da área que será tratada. A quantidade de sessões de Fototerapia é determinada por um especialista, que avalia a necessidade de cada paciente e verifica qual o tempo necessário para resolver o problema. Na sessão de Fototerapia, é aplicado um creme que possui funções anestésicas, para acalmar a pele. Em seguida, é colocada uma proteção nos olhos do paciente, para que não seja atingidos pela luz pulsada, atraídos pela melanina. Depois, é aplicado um gel na área que será tratada, e o aparelho começa a ser utilizado, através de disparos de fechos de luz. Por fim, normalmente, é aplicado um creme para evitar irritações.

Como é o processo de recuperação após fazer a Fototerapia?

Geralmente, pessoas com tipos de peles mais sensíveis costumam apresentar leves inchaços, descamação e vermelhidão. Ainda, algumas manchas mais persistentes, como sardas ou outras manchas que aparecem com o tempo, tendem a escurecer nos primeiros dias depois da sessão de Fototerapia, e depois de, mais ou menos, 1 mês, já é possível observar mudanças significativas. Por conta disso, é válido ressaltar a importância de manter os cuidados com a pele após o tratamento, uma vez que novas manchas e imperfeições podem acabar surgindo, realizando a limpeza adequada para a pele, fazendo uma boa alimentação, além de incluir tratamentos complementares com cosméticos e, claro, nunca deixar de usar protetor solar.

Quem pode fazer o tratamento de Fototerapia?

A Fototerapia é voltada para homens e mulheres que desejam melhorar o aspecto da pele, corrigir marcas, manchas rugas e outros sinais que aparecem com o passar do tempo. Não há uma idade mínima, mas, normalmente, as pessoas começam a perceber imperfeições na pele a partir dos 30 anos. Além disso, a Fototerapia também pode ser aplicada em pessoas que precisem tratar problemas na pele, como rosácea e manchas de acne, sendo ainda mais eficaz quando essas imperfeições estão leves. É válido lembrar que a Fototerapia não possui muitas restrições, já que não é um procedimento invasivo. Porém, mesmo assim, é essencial passar por uma avaliação médica, principalmente em casos de reações a outros tratamentos estéticos. Geralmente, pessoas de pele morena e negra precisam procurar por profissionais especializados nesse procedimento, uma vez que o equipamento pode acabar confundindo a maior quantidade de melanina com uma mancha, por exemplo.

Quais são os tipos de luzes utilizadas na Fototerapia?

Os tecidos biológicos são formados, em sua maioria, por elementos celulares e água. Essa extensão de moléculas é responsável pela diferença no grau de penetração e absorção da luz pelos tecidos. Os tratamentos estéticos, como a Fototerapia, utiliza algumas cores de luz, onde cada uma traz benefícios para a pele quando aplicada. A luz azul é uma excelente alternativa para as peles com acne, pois diminui o processo infeccioso e inflamatório, já que apresenta propriedades bactericidas, fungicidas, oxigenantes e cicatrizantes. Já a luz vermelha e o infravermelho possuem ação regeneradora e anti-inflamatória, para atuar na recuperação imediata da pele. Além disso, possui uma ação bioestimulante e ativa as células, o que deixa a pele mais favorável para receber ativos.

Para desenvolver a viscoelasticidade da pele, a luz âmbar possui propriedades drenantes e desintoxicantes, o que melhora a circulação sanguínea e linfática, reduzindo edemas e estimulando a presença de água, além de causar um efeito calmante nos casos de vermelhidão, causadas por rosácea. Essa luz é indicada para peles mais sensíveis, e também para tratar em casos de flacidez na pele. Já a luz verde é capaz de reduzir a produção de melanina e pigmentação, clareando as manchas.

Quem pode fazer o tratamento de Fototerapia?

A Fototerapia é voltado para homens e mulheres que desejam melhorar o aspecto da pele, corrigir marcas, manchas rugas e outros sinais que aparecem com o passar do tempo, ou seja, fazer um tratamento de rejuvenescimento da pele. Não há uma idade mínima, mas, normalmente, as pessoas começam a perceber as imperfeições a partir dos 30 anos. Além disso, a Fototerapia também pode ser aplicado em pessoas que precisem tratar problemas na pele, como rosácea e manchas de acne, sendo ainda mais eficaz quando essas imperfeições estão leves, logo em estágio inicial. É válido lembrar que a Fototerapia não possui muitas restrições, já que não é um procedimento de rejuvenescimento invasivo. Porém, mesmo assim, é essencial passar por uma avaliação médica, principalmente em casos de reações a outros tratamentos estéticos.

Onde fazer sessões de Fototerapia?

A Não + Pelo é uma clínica especializada em realizar sessões de Fototerapia, com um atendimento de excelência, trazendo conforto tanto no ambiente em que as sessões serão realizadas quanto no tratamento. Além disso, a Fototerapia da Não + Pelo é o tratamento mais seguro, uma vez que, antes de toda sessão, os pacientes passam por uma avaliação completa, para aplicar a LIP (Luz Interna Pulsada) de acordo com cada tipo de pele.

O tratamento de Fototerapia da Não + Pelo minimiza os sinais e as marcas de expressão, através de procedimentos não invasivos que trazem um resultado natural, recuperando a luminosidade e delicadeza da pele de maneira simples e segura. Os procedimentos são realizados com métodos indolores, com resultados significativos e trazendo uma aparência mais jovem para o paciente. Ainda, é importante destacar que os tratamentos de Fototerapia da Não + Pelo são personalizados. Durante as sessões de Fototerapia, os profissionais utilizam produtos que são de marca própria. Além disso, a Não + Pelo proporciona que os cuidados continuem em casa, ou seja, o paciente leva um produto exclusivo que acalma e hidrata a pele, tornando o tratamento mais seguro e eficaz, pois estimula a produção de colágeno e tonifica a pele.

QUER SER LIVRE E INVESTIR NO SEU NEGÓCIO? SEJA UM FRANQUEADO

Junte-se ao número 1 no mundo em depilação. Rede premiada e reconhecida!